Filie-se

Muitos servidores têm tomado a cada dia, consciência da importância de encaminharem suas lutas coletivamente. A consolidação desta coletividade, para reivindicar direitos e lutar contra as injustiças, se faz aqui no sindicato.
Detalhes
Filie-se
26/11/2018

Diretoria do Sinspmar se reúne com o prefeito Fernando Jordão

NotíciaO Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis - SINSPMAR- esteve ontem, dia 26 de novembro, com toda a diretoria, reunida com o prefeito para tratar de assuntos de total interesse dos servidores.
A reunião agendada para as 11h foi aberta por representantes do governo que logo após a chegada do prefeito, a presidente Andréia Campos Jordão iniciou a fala apresentando ao mesmo e demais secretários, toda a nova diretoria do sindicato presente ali no salão nobre da prefeitura. Logo em seguida entrou na pauta da reunião abordando a questão do reajuste, dizendo que o sindicato, assim como os demais servidores, estão atentos às notícias que correm na mídia, nas redes sociais e em todos os meios de comunicação oficiais do governo onde se noticia que há aumento na arrecadação da prefeitura e que também em função disso o servidor não quer ouvir de maneira alguma o mesmo discurso de reajuste zero, "Uma situação muito complicada para todos nós servidores e para o sindicato que em quase 30 anos de serviço público nunca havia passado por isso." - enfatizou.
Diante dos argumentos apresentados pela diretoria do SINSPMAR, o prefeito Fernando Jordão garantiu que HAVERÁ REAJUSTE, porém não citou um percentual definido e sugeriu ao SINSPMAR que já faça o estudo para discutirmos durante a negociação.
O SINSPMAR já está fazendo esse estudo para que ainda em janeiro façamos uma primeira assembleia para definirmos o início desta negociação.
Com a garantia dada pelo prefeito de que os servidores não amargarão um novo reajuste zero, a diretoria pôde passar para outros assuntos da pauta como a questão da saúde e segurança dos servidores (PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, PPRMA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário), onde o vice presidente Mauro Garcia reconheceu o avanço ao tomar conhecimento das licitações em curso na Secretaria de Administração e também relatou a importância de preservar a segurança e a saúde dos servidores. Segundo Mauro, em conversa anterior com a presidente do ANGRAPEV - Luciane Rabha, que lhe apresentara dados alarmantes na taxa de absenteísmo, com essas medidas tomadas prevê-se uma diminuição nesta taxa que é muito grande hoje em dia. Esses programas são de tamanha importância e tendem a diminuir os valores pagos com auxílio doença e consequentemente normatizará a questão de periculosidade e da insalubridade que hoje existem servidores que estão ganhando percentuais errados, outros deveriam estar ganhando e não estão, tudo por conta de não haver uma normatização na questão dos (PCMRO, PPRMA e PPP). É uma luta antiga dos servidores - concluiu.
Na questão das rescisões o prefeito disse que adotou o critério de estar fazendo todo mês um pouco. Disse que a prefeitura não encontra condições para pagar todos de uma só vez, porém está atendendo prioritariamente aqueles que se encontram com problema grave na família, porém não abordou a questão dos aposentados. Neste momento foi solicitado ao prefeito que fosse feita a prioridade ao pagamento dos servidores recém aposentados.
Logo em seguida foi abordada a questão da progressão e promoção dos servidores, uma questão que se encontra na justiça, onde o secretário de governo Marcus Veníssius colocou a possibilidade de separar promoção da progressão ( PCCR - Plano de Cargos Carreiras e Remuneração) , dizendo ser justa a progressão mas que a promoção impactara bastante no aspecto financeiro. Logo em seguida foi colocado pela diretoria do sindicato a proposta de levar à categoria a possibilidade de retirar a cobrança judicial caso a prefeitura disponibilize-se a pagar espontaneamente os valores devidos aos servidores que está acumulada desde janeiro de 2016 ( Progressão e Promoção). Em suma, foi proposto um acordo e o prefeito pediu para que o sindicato apresentasse ao governo uma proposta para que este analisasse a possibilidade do acordo. O que já está sendo providenciado.
Finalizando a reunião, devido a agenda apertada do prefeito, a presidente colocou a possibilidade da rever a questão do Plano de Cargos Carreiras e Remuneração, que já tinha sido homologado, que já existia e se encontra suspenso no momento e que é uma dívida da prefeitura com os servidores. O PCCR é um plano que independente de haver ou não a avaliação da progressão e promoção, precisa ser estudado para que não continue acontecendo emendas nele. São mais de 170 categorias diferentes e não há como focar uma a uma sem que se torne retalhada - disse Andréia.
A diretoria do SINSPMAR informou sobre a conquista do Clube do Servidor que está em fase de acabamento no bairro do Pontal. Será um espaço de lazer que estará à disposição dos servidores logo que finalizem as obras. O SINSPMAR solicitou ao prefeito a doação de um playground para crianças conforme as praças que temos pela cidade e a urbanização do entorno do clube, através de uma parceria com o Departamento de Parques e Jardins . O prefeito disse que vai atender essas solicitações e parabeniza os sindicato pela conquista.
Questionado sobre o pagamento de horas extras atrasadas, o prefeito disse que tem outras prioridades e que precisa analisar a legalidade das horas extras. Pediu para que o sindicato apresentasse a relação e que será analisado caso a caso para dar prosseguimento aos pagamentos. Porém o prefeito enfatizou que será visto caso a caso.
Dando seguimento às pautas depois de questionado sobre melhoria no VEROCARD, o prefeito também disse que não vai mexer no cartão alimentação mas que no ano que vem poderá ter novidades caso haja verba. Na mesma conversa, ao ser provocado, o prefeito garantiu que os precatórios estão em dia e que está de acordo com o acordado com Tribunal de Justiça. Disse que a prefeitura está cumprindo rigorosamente e que paga uma média de seiscentos mil reais por mês e pediu aos servidores que apresentem os casos excepcionais, se houver.
Terminando a reunião foi recolocada a questão da previsão do reajuste, que tem como data base o mês de março, mas que pelo novo estatuto já se iniciam as assembleias para discutir o percentual. Questionado sobre se já haveria uma proposta do governo para o percentual do reajuste o prefeito disse que não, mas aguarda a decisão da categoria através do SINSPMAR e tentar buscar um entendimento. Sobre o 13º salário o questionado se há uma data prevista, o prefeito garantiu que vai pagar de certeza e que será antes do Natal e não deu mais detalhes.
Todas as providências que cabem ao sindicato estão sendo providenciadas pela diretoria. Logo que tivermos mais informações, estaremos nos comunicando através das redes sociais e demais veículos de informação. O sindicato está aberto para quaisquer esclarecimentos.

Como Chegar COMO CHEGAR

Rua  Honório Lima, nº 52/54 - Centro - Angra dos Reis/RJ CEP: 23900-211
Telefone: (24)3365-4293 e (24)3365-1707 | E-mails: sinspmar@uol.com.br /contato@sinspmar.com.br

REDES
Facebook
Innovar - Agencia Digital